Saiba a importância de uma análise completa da sua gestão anual e como o software de assistência técnica InforOS pode te ajudar com isso.
Por que fazer um balanço do desempenho da sua assistência no final do ano?
É sabido por todos que no final do ano sempre ficamos mais reflexivos acerca do que fizemos no ano que está encerrando e sobre os planejamentos para o próximo ano que irá iniciar, seja nos aspectos pessoais da vida ou profissionais.
Para as empresas de assistência técnica esta revisão tem um peso ainda maior, pois é a oportunidade de avaliar a gestão e desempenho como um todo, principalmente da equipe ou das vendas e serviços executados, permitindo assim uma reavaliação das métricas com observância dos pontos positivos e negativos.
Dessa forma, fica claramente mais simples realizar um planejamento para o próximo ano e ser mais assertivo nas escolhas.
Mas e você, como faz esse balanço aí na sua empresa? Ainda usa caderninho, excel ou já usa um sistema automatizado próprio para assistência técnica?
Bom, seja qual for o seu método, vamos falar aqui sobre os pontos mais importantes a serem avaliados e o quanto o nosso software de assistência técnica InforOS pode te ajudar!
Então, segue abaixo quais são os pontos principais a serem observados e vamos te contar também o porquê.
Avaliação do desempenho
A primeira etapa do balanço de fim de ano é avaliar o desempenho da equipe, isso porque somente sabendo como cada profissional se portou diante do trabalho e dos resultados apresentados podemos analisar o que é preciso melhorar, se existe a necessidade de treinamentos ou mais diálogo para alinhamento das expectativas.
Podemos fazer isso avaliando dados como:
- Número de atendimentos realizados e concluídos
- Tempo médio gasto em cada atendimento
- Taxa de satisfação e fidelização dos clientes
- Total de vendas realizadas
- Total de reclamações dos clientes e/ou elogios
Avaliação de vendas e estoque
Com a avaliação de vendas realizadas durante o ano e o balanço de estoque da sua assistência técnica é possível verificar tudo que teve boa saída e o que não teve boa receptividade pelos clientes, dessa forma podemos partir para análises mais específicas no que diz respeito a qualidade dos produtos, preço final, demanda, entre muitos outros aspectos.
Assim, para o próximo ano você pode focar naquilo que é mais viável e aceito pelo seu público final, garantido boa oferta e procura no seu negócio e, consequentemente, maior lucro.
Oportunidades de melhoria
Além de avaliar o desempenho da sua equipe de assistência técnica, o balanço de fim de ano também é uma oportunidade de identificar oportunidades de melhoria para todos os segmentos da sua gestão.
Isso pode ser feito pensando em novos serviços que podem ser oferecidos, novas formas de atender os clientes e, inclusive, novas tecnologias que podem ser utilizadas a fim de otimizar a qualidade dos serviços prestados.
A identificação de oportunidades de melhoria pode ajudar a empresa a se manter competitiva no mercado e a alcançar os mais altos patamares.
Planejamento para o próximo ano
Por fim, após feita toda a análise dos dados referentes ao ano que está encerrando, a última etapa do balanço de fim de ano é planejar o próximo ano da sua assistência técnica. Isso pode ser feito estabelecendo metas claras e objetivas para a equipe e alinhando a gestão naquilo que for preciso.
As metas e objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Por exemplo, uma meta para o próximo ano pode ser aumentar o número de atendimentos realizados em 20%.
Isso claramente é um facilitador na gestão do seu negócio, além de envolver sua equipe e garantir maior comprometimento de todos diante de tudo que é proposto!
Sabe qual é a melhor parte a respeito desta retrospectiva? Como já citamos no início do texto, o software de assistência técnica InforOS pode te ajudar com tudo isso!
Nosso software possui ferramentas e recursos que podem ajudar a sua assistência técnica a fazer um balanço de fim de ano mais eficiente e rápido, pois ele é um sistema completo, capaz de coletar e armazenar dados on-line para que você possa acessar e analisar quando quiser.
O planejamento para o próximo ano é importante para garantir que a sua assistência técnica alcance seus objetivos e continue crescendo, mas lembre-se, é muito importante envolver toda a equipe, isso ajudará a garantir que todos estejam alinhados com os objetivos da empresa para que eles sejam alcançáveis.
Teste agora gratuitamente o nosso software de assistência técnica InforOS e prepare-se para ver a sua gestão atingir um nível muito superior ao dos seus concorrentes!